Palmas para o capitalismo

22 de abril de 2011 ás 18:27
Por @liwnerb (William Brendaw)
socialismo
Pão e paz: tudo que uma pessoa pode querer. Imagem(Ecos Socialistas)

Aproveitoa oportunidade da situação do afastamento de Fidel Castro dascadeiras do Partido Comunista Cubano para expor a minha visão sobreo socialismo em suma (ou equivalente).

Houveuma época onde o socialismo tinha capacidade de inflamar nas pessoasuma veia de sensibilidade humana, cooperativa e tinha até certoglamour... Parecia algo palpável, possível. Naquela época tudotinha mais cor... Tudo era mais simples. E, como você bem sabe caroleitor, hoje é bem diferente...

Nomundo de hoje impera uma ditadura do capitalismo. Vivemos em busca dodinheiro, em função de um relógio, tudo é à base da correria,não paramos praticamente nunca e tudo agora parece mais cinza, quaseque sem alegria.

Nopassado, naquela época em que me referia, houve três homens quetentaram criar uma situação humana mais igualitária. Os nomesdeles são: Karl Marx (Criador da ideologia do socialismo), Lênin (Oprimeiro homem que, junto com o povo, tentou implementar osocialismo) e Fidel Castro (Homem que implementou, não totalmente, osocialismo no seu país por mais de 50 anos).

Marxparticipou do estágio mais importante, ou que, pelo menos a meu ver,teve a sua melhor execução: junto com Frederic Engels elaborou abase do que hoje conhecemos como socialismo. Sistema políticomaravilhoso, e admito ser lúdico, parecido com a DeclaraçãoUniversal dos Direitos Humanos – sem efetividade real alguma, masque privilegia a forma igualitária das pessoas pelo trabalhocoletivo ao invés as busca a qualquer preço pelo dinheiro e,principalmente, o poder.

Poder,ah, poder... Foi você que corrompeu, ou como diria os católicos,foi você a “maçã” do ser humano que inviabilizou todo umavanço gigantesco da humanidade. Como diria um grande professor¹que tive, e hoje ele é um grande amigo meu, “tudo começou quandoo homem iniciou a viver em comunidades, e tiveram que dividir otrabalho, onde uns tinhamas terras eoutrostinham que trabalhar”.Isso simplifica e justifica tudo. É histórico, entrou e permaneceuna maioria das pessoas. Mais vale o que tem propriedades, do queaqueles que trabalham e geram riquezas. Por isso, sempre que tentaremfazer algo mais igual, humano, que propicie tudo para todos, semprevai ter alguém que vai querer tirar vantagem ou ganhar algo em cima.

Lêninfoi o primeiro a implementar uma república feita pelo povo: a UniãoSoviética. Inflamou no seu povo um sentimento de mudança.Conseguiu. Porém, como tudo não é perfeito, acabou descambando umaótima idéia em mais outra ditadura. Tudo por causa do poder. Saiuuma ditadura de czares (imperadores russos), para entrar uma ditadurade pseudo-s “líderes do povo” (somente mais um aproveitador).

Efinalmente Fidel Castro. Este foi um sonhador, não tanto quanto CheGuevara, mas que acabou se corrompendo ao poder ou podemos olhar coma visão da implementação da ditadura para acontecer o socialismo.Teve uma péssima visão, já que teve como base aditadura-socialismo da União Soviética. Trouxe boas ideias,executou boas coisas, mas não concluiu todas por ter feito em Cubauma ditadura.

Podemdizer ou afirmar que Cuba é uma ditadura. Mas você prefere vivercom uma das melhores redes de saúde pública do mundo ao invés demorrer esperando em uma fila do SUS? Prefere o conhecimento dado deGRAÇA pelo governo e de qualidade ao invés da liberdade dademocracia que deixa pessoas mal formadas no ensino público escreverbobagens e não distinguirem verbo de substantivo? Prefere ter apoioe investimento TOTAL do governo em qualquer esporte que desejas oupossui melhor aptidão praticar e ter estrutura para praticá-lo ouficar em um país que praticamente não dá a mínima pra você e,mesmo você querendo praticar algum esporte tens que custear tudo porsua conta e risco? Não defendo a ditadura, mas se tratando emigualdade ou acessibilidade para todos, a democracia não é tão boaassim...

Sobreo fato de Fidel Castro falar o erro que foi implementar o socialismoem Cuba deve estar fazendo o Lênin e o Marx se retorcerem nos seustúmulos, mesmo que a implementação foi em forma de uma ditadura. Ecom tudo isso escrito, eu só tenho mais uma coisa a dizer:

Parabénscapitalismo! Bato palmas para você. Você fez o segundo maior líderdo socialismo que já existiu (Fidel Castro, atrás do grande Lênin)dizer que estava errado ao implementar o sistema socialista em Cubacomo regime político.

Tudo isso mostra uma coisa:
A hipocrisia reina no mundo doshomens.
Pelo menos isso não acontece no mundo animal.
Afinal, eles não têm “inteligência”...

¹Prof.Julio Sosa de história. Para contatá-lo, visite o seu Twitter@juliososa13.