Porque o humor brasileiro virou um circo

28 de agosto de 2010 ás 13:25
Por @liwnerb (William Brendaw)
Humor de circo
Coloque uma calça, nariz e acessório engraçado e fará humor pros jovens... (Foto: Ripe Eventos)

Humor é a essência da vida. O que nos faz sair do marasmo de uma vida tantas vezes rotineira e massante. Um combustível. Uma motivação para tocarmos a vida. Por isso, o humor tem que ter posição de destaque no cotidiano das pessoas. E tem. Mas o problema são dos meus colegas de geração: eles perderam o sentido do humor.

O brasileiro tem um humor muito crítico. A piada tem que ter uma história, colocar a cabeça pra funcionar e ser bem construida. A piada não pode ser contada, ela tem que ser interpretada. Tem que instigar o raciocínio da pessoa. Se não for, não faz rir e o comediante é passado pra traz...

E é ai que os meus colegas de geração entram. Parece que perderam o senso um tanto rebuscado de humor. Principalmente daqueles que serão os próximos adultos que devem ter um raciocínio mais crítico. Parece que não tem. Cultuam o humor de circo: aquele que faz rir pela situação engraçada que o palhaço comediante se coloca. O humor de situaçao. Perderam o censo crítico. Simplesmente perderam. Mas eu sei o por quê: pela nova onda da formação dos indivíduos.

Um dia desses eu li um artigo onde a autora dissecou esse tema: o desequilibrio da formação dos jovens. Lá, jovens adultos se referiam a si mesmos como "adolescentes de 22 e 21 anos". Ora, porque adultos se sentem como adolescentes?! Porque a sociedade atual não deposita responsabilidades aos jovens.

A má formação - com o afastamento do afago e formação direta dos pais - fez com que a maioria dos jovens adultos de hoje se sintam assim. E por isso aceitam e cultuam esse tipo de humor. São eternos "adolencentes/crianças" que riem como crianças por palhaçadas enlatadas que acostumaram a ver.

Uma coisa é certa: humor crítico foi conquistado na época da ditadura, onde os comediantes tiveram a malemolência de colocar uma consciência maior nos brasileiros; mas o culto ao humor de circo é consequência da má formação dos jovens de hoje.

Essa geração está assim por causa dos adultos formadores que julgaram as suas formação como "opressoras" e "ditatoriais". Mas foi necessário. Olhem vocês agora, jovens de ontem. Agora olhem pros seus filhos hoje. Quem realmente teve a boa educação?! Todos ja sabemos a resposta...

O desgaste de um ídolo

20 de agosto de 2010 ás 23:37
Por @liwnerb (William Brendaw)
Fenômeno Grávida
Não precisava ser assim... (Foto: Lance!)

Um menino. Desses tipo guri sonhador que sonham em um dia ser jogador de futebol profissional. Jogam brincando, sem precisar fazer grande esforço para conduzir a bola. Fazem do futebol sua arte e a executam tão bem que fazem parecer fácil. Porém possuem um problema. Continuam meninos para sempre.

20 anos se passaram. Voaram, literalmente. Nesse tempo, se construiu um ídolo. Muito mais do que isso. Um fenômeno. Nunca ouve um jogador com tamanha explosão em uma arrancada para contra ataque. Um camisa nove nato. Matador de primeira linha. Maior goleador em Copas do Mundo. Melhor jogador do mundo FIFA 3 vezes.

Uma trajetória que parece até um conto de fadas. Mas um conto de fadas não existe na vida real. Não existem. É aquela coisa: a mão que afaga é a mesma que bate. A vida é cruel e simples assim...

O mundo não é perfeito. Por isso que é tão fascinante. Porque um menino carente não poderia ser um ídolo pleno, sem problemas? Porque ídolos perfeitos não existem. Eles são incrívelmente simples como qualquer um. E pecam aonde todos pecam. Mas como são ídolos, o mínimo erro se torna em um atentado a humanidade. Um crime.

Por toda a pressão que um ídolo sofre faz um menino ter problemas. Sair do seu foco. Perder estímulo com aquilo que o fazia sorrir. E com isso vem a reboque problemas na execução da sua arte. Ela fica defeituosa, tosca e até prejudica o artista.

Mas tudo isso é acobertado pela imagem de ídolo. O menino sente-se imbatível pela "referência" que a sociedade dá a sua imagem. Com a ilusão de ibatível vem uma série de fracassos que desgasta o ídolo. Ou pior: o menino.

Queda. Desgaste. Resultados que geram uma ideia da busca do infinito, com a realidade do inalcançado. Algo que pode durar meses, anos ou décadas...

E no final, não é eu, nem você que vai ser prejudicado. Nem o ídolo da imagem de fenômeno do Ronaldo. Esse tá imortalizado na história do futebol. Quem realmente vai ser prejudicado é o menino...

Falo do Inter só depois da final...

14 de agosto de 2010 ás 13:33
Por @liwnerb (William Brendaw)
Lutaremos pela américa!
Lutem mesmo e ao comando do libertador Fabian Bolivar! (imagem: Site do Internacional)

É isso. Só falo depois da final. E fim de papo!

Estou fazendo isso porque estou me preparando mentalmente para o que acontecer na próxima quarta. Até lá, serei uma esponja sugando tudo o que for positivo para torcer pro colorado.

Do mais, farei uma breve leitura depois do jogo sobre as duas finais. E antes de sexta, dextrincharei toda a caminhada colorada até o cume mais alto das américas.

Ainda não ganhamos, mas veremos quarta.
Voltaremos...

Inacreditável: MMA é espetacular!

11 de agosto de 2010 ás 10:51
Por @liwnerb (William Brendaw)
Anderson mantem o título
Depois de uma luta histórica, Anderson Silva segue com o Cinturão de Peso Médio do MMA

Na madrugada de hoje (8) aconteceu algo que vai entrar para a história das lutas. Algo que faz o esporte, seja ele qual for, em algo fascinante e apaixonante. Hoje ouve a disputa do Cinturão de pesos médios do MMA - Multiple Martial Arts - entre o desafiante Chael Sonnen e o campeão, o brasileiro Anderson Silva. E a história se fez diante de milhões de olhos mundo afora. Viram uma epopéia.

Já faz algum tempo que eu descobri esse evento. Algo fora do padrão, bem organizado e em franca expansão. Sou fã do Minotauro e particulamente do Anderson Silva. O que me impressionou foi a forma de lutar: Praticamente todas as lutas em um lugar. Não sou muito fã de luta, mas as marciais são, pra mim, fantásticas! Gosto muito da cultura asiática e suas artes marciais.

Bom, voltando ao evento, posso dizer que era algo muito esperado. Principalmente depois que o desafiante desferiu publicamente provocações preconceituosas, xenófobas e prepotentes ao Anderson. Falou muito e prometeu demais. Já o Anderson Silva, considerado pelo evento como o maior lutador do UFC/MMA da atualidade, disse que ele, Chael Sonnen, era mais um babaca que iria enfrentar.

Pela primeira vez no UFC, o Aranha, apelido do Anderson, entrou com o gi (quimono) de jiu jitsu. Uma premonição sobre como ele iria vencer o combate. E um convidado ilustre: o ator e mestre em aikido, Steven Seagal. Segundo vídeos que ví no Youtube, ele e o anderson são "chapas". Isso mostra o nível dos atletas brasileiros no certame de combate.

O começo da luta foi estranho. Sonnen derrubava o Anderson para partir com golpes no chão, onde Sonnen é bom. E Anderson se contentava fechando a guarda no chão e deixando-o ser surrado. E esse foi o roteiro até o quarto round, quando Anderson acertou um cotovelaço no rosto do Sonnen, que o fez sangrar.

Mas o melhor ficou guardado para o final. Sem saída, depois de quatro rounds seguidos apanhando, o Aranha, faltando menos de dois minutos para acabar a luta, conseguiu encaixar um milagroso triângulo e fez o Sonnen desistir. Uma vitória de campeão.

Depois de tanto apanhar, devido a estar lesionado por ter torcido uma costela, consegue com um golpe de jiu-jitsu brasileiro finaliza o desafiante e mantem o título no Brasil.

*Extra: Vitor Belfort promete luta histórica contra o Anderson Silva. Em seu Twitter, Vitor Belfort pede ao presidente da UFC, Dana White, que faça uma luta dele contra o Anderson Silva para desputar o título dos pesos médios. Mas o certo é que haja uma luta, do Belfort com o recalcado e derrotado Sonnen para quem ganhar, lutar no ano que vem com o Anderson para disputar o título dos pesos médios.

E o INTER vai ser BI CAMPEÃO!!!

7 de agosto de 2010 ás 14:59
Por @liwnerb (William Brendaw)
INTERMINATOR
I will WIN Back...! (Imagem: Blog do Internacional Globo - Juan Felipe)

Foi duro. Era aquele jogo para matar cardíacos... Para mostrar o amor, crença e afirmação do sentimento Colorado. Nós nunca não deixamos de acreditar na classificação do Inter, mas sempre estamos preparados pra tudo. Cara, eu amo deveras esse time. É algo pra vida inteira. Mas o certo foi que o Inter foi pro jogo, o San Pablo também e no final foi o Colorado o classificado para a Final da Libertadores! Chupa Greminho!

O jogo começou com o San Pablo na pressão. 20 minutos ao todo. E tome-lhe bola no campo do Inter. E a superioridade do Colorado nos dois jogos foi o fator determinante. Jogou pra ganhar aqui e lá. Se não fosse a cagada do Renan - a quem tenho grande admiração - poderíamos ter saido da maior cidade do Brasil com vitória. Mas time copeiro é assim: Vence em casa sem tomar gol e perde fora fazendo gol...

A história do jogo foi: duas cagadas do Renan, oportunismo da dupla D'alecssandro (Roubei essa do Diário Olé. hehehe) e a perseguição com o nego Tinga. Olha, essa coisa de tá expulsando o Tinga em jogo decisivo quebra o Inter. Mesmo ele ter recebido o primeiro amarelo que foi erro de juniores...

Fala, secador!
Fala São Paulino, Fala Curinthia, Fala Greminho, Fala secador! (Foto: Vipcomm)

Junto, é claro, com aquela tensão pós expulsão do Tinga. Fazia um bom tempo que eu não ficava cagado em um jogo do inter. Como na época do namoro com a Série B nunca firmado, antes da era Fernando Carvalho, morria uns dois, três pra mais Colorados do coração por jogo tenso. Na quinta deve ter morrido uns... Mas tudo que é sofrido, batalhado, conquistado tem um sabor mais especial.

Destaque especial do jogo vai para o Celso Roth. Ele mudou a postura do time da agua pro vinho. Antes da parada, o Fossati teve 6 MESES para ajeitar o time. Com menos de 40 dias, Celsão botou ordem no barraco, fez os jogadores, obviamente, jogarem e tem tudo para se sagrar campeão da Libertadores. Fico em pé para ovacioná-lo. (Aplausos: clap, clap, clap...)

No mais, sobra comemorar a classificação para a final, onde entramos como franco favorito. Considerações finais para a hinchada e a Direção: QUE FESTA DEPOIS DO JOGO OS COLORADOS FIZERAM; e boa mechida da direção na comissão técnica, no momento certo... com o Inter campeão da Libertadores ela, direção, não sai por um bom tempo...

São Paulo 2x1 Internacional

Prós do San Pablo: Fernandinho - Grande atacante, joga muito bem e tem uma ótima movimentação; Os zagueiros que tiveram uma grande composição atrás; E o Rogério Ceni, pois sempre erra no contrapé (vide gol do Inter).
Contras do San Pablo: Fernandão mascarado, colocou a cabeça num buraco e assistiu o jogo como um bom Colorado; Hernanes e Dagoberto juntos fizeram pouco, em especial o Dagoberto.

Prós do Colorado: D'ale, Kleber, Guiña, Alecssandro e Bolívar foram muito bem, em especial a dupla de dois D'alecssandro.
Contras do Colorado: Renan, disparado na frente pelos seus erros, e nego Tinga que cagou pra traz com um amarelo infantil que ocasionou, posteriormente em sua expulsão.

Gols: Alex Silva, aos 30 minutos do primeiro tempo; Alecsandro, aos 6, Ricardo Oliveira, aos 8 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Fernandão (SPO); Tinga, Kleber (INT).
Cartão vermelho: Tinga (INT)
Público: 57.113 pagantes. Renda: R$ 4.484.282,25.
Data: 05 de agosto. Estádio do Morumbi.
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Nicolas Yegrós (Paraguai) e Milcíades Saldívar (Paraguai).

Hoje é o DIA #COLORADO RULEZ

5 de agosto de 2010 ás 10:58
Por @liwnerb (William Brendaw)
Esse é a diferença
Esse vai ser a diferença... (Foto: Vipcomm)

O Inter vai encontrar hoje um adversário muito mais engajado do que na semana passada. O San Pablo está muito mordido, sedento à vingança. E por isso tem que ter todo o cuidado do mundo para fazer-valer o momento e prosseguir para a final da Libertaadores. Se já estará no mundial, não importa. O importante é ganhar a Libertadores e o Mundial. Se for a final e não ganhar a LA, não me importa muito o Mundial.

Assim, o Colorado deve manter a sua postura - com posse de bola, jogo forte e envolvente - e presionar lá na frente o San Pablo. Como diz o grande ídolo Colorado Falcão o futebol é imposição. E com o Inter lá na frente, pressionando, jogando bola, marcando e indo a frente, sem dúvida a vaga virá para Porto Alegre.

Não posso me esquecer do San Pablo: está mobilizado, mordido e não podemos monosprezar esse grande clube brasileiro. Ele tem história, assim como nós, e não pode ser colocado para escanteio. Mas temos que ressaltar que este não vive uma grande fase, tendo nuancias e rendimentos abaixo do normal.

Por tudo isso é que esse jogo vai ser tenso do início ao fim. O Inter tem toda as condições de seguir em frente, pela vantagem adquirida na ida, assim como o San pablo... E toda a mobilização da torcida é importante. O nosso amor incondicional será mostrado hoje(05) para todo mundo saber que o INTER É O CAMPEÃO DE TUDO.

Moleques em todos os sentidos: Santos campeão da Copa do Brasil


Por @liwnerb (William Brendaw)
Os moleques em todos os sentidos
Habilidade não pode esconder conduta (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

O Santos jogou melhor, o Vitória me desepcionou e o caneco da Copa do Brasil mesmo foi para a baixada santista. Merecimento? Talvez. Houve um adversário a altura do Santos? Não. Mas o que importa é quem fez o que deveria fazer para ganhar: e o Santos fez.

Jogou melhor, uma constância na temporada, tem um toque de bola envolvente, velocidade na movimentação e jogadores habilidosos. Tinha tudo para ser campeão e foi. Com méritos. Mas não devemos nos esquecer que eles ainda são MOLEQUES.

Ser considerado moleque pode nos dar a fama de malicioso, ter malemolência, ser travesso e ter alegria. Mas o ser moleque serve de bengala para poder fazer coisas sem responsabilidade. E os moleques usam-o para serem ingênuos.

O episódio da twitcam envolvendo os moleques da vila mostrou que a tal da "personalidade" dos jovens jogadores, que era louvada por jornalistas e comentaristas do centro do país, se traduz como imaturidade, prepotência e a quebra de regras. Errar é uma coisa, ser irresponsável é outra.

Falando agora do Vitória, esse time me decepcionou. Confesso que não olhei um único jogo antes de ontem do Vitória, mas o que foi apresentado ontem mostrou que é, como diz o meu Paeh, um time com santo de casa. Olha, parece que só lá, pela pressão da torcida, pela força, pela imposição feita é que jogam futebol. Do resto, é um time regular bem organizado sem muitos brilhantismos.

E só. O que falar mais? Ganhou o Vitória, mas deveria ter feito mais. E fica o registro de um confronto interessante: Internacional x Santos. Esse sem dúvida seria um grande jogo...

Vitória 2x1 Santos

Gols: Edu Dracena(S), aos 44 minutos do primeiro tempo; Wallace(V), aos 12, Júnior(V), aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Anderson, Wallace, Elkeson (V); Edu Dracena, Robinho, Rafael (S)
Estádio: Barradão, em Salvador (BA) Público: 34.111 pagantes Renda: R$ 1.522.000 Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS). Auxiliares: Altemir Hausmann e Érico Bandeira

E a vaga para o mundial de clubes vai para: o Brasil! (aplausos)

4 de agosto de 2010 ás 10:43
Por @liwnerb (William Brendaw)
Chivas na final da LA
E os convidados viram protagonistas... (Foto: agência Reuters)

Num jogo tenso, como em qualquer jogo da Libertadores decisivo, o Chivas teve mais imposição, jogou mais, teve sorte e levou a vaga para a final da Libertadores. O que tambem credencia o time que for classificado do confronto San Pablo X INTERNACIONAL para o Mundial de Clubes. (Não falarei FIFA para não machucar os Gremistas)

Mas sinto que pelo o que a torcida da La U faz, merecia demais a vitória pelo espetáculo proporcionado. Parecia o INTER: cantou muito no início, empurrou, se envolveu e foi uma arma. Que no fim não foi o suficiente.

O time chileno tem grandes jogadores, como o Montillo - grande contratação Cruzeirense - e o Miguel Pinto - que ontem não teve boa atuação mas é grande goleiro, que ontem não estavam em um bom dia. Não jogaram bem. Deixaram o Chivas chegar, chutar, jogar. Presa fácil em comparação à sua campanha, que era o time mais contante da Libertadores. Um bom time, fazendo paralelo a seleção chilena na copa. Que no entanto não jogou bem: não estavam em um bom dia.

Não podemos dizer a tudo que fazemos de errado que não estamos em um bom dia. Mas esses dias acontecem. E foi o que eu vi ontem no Estádio Nacional de Santiago, no Chile.

Agora o Chivas teve uma postura ofensiva. Jogou pra frente, aproveitando as falhas da La U, e se deu bem. Um chute de fora da área, aos 22 minutos do primeiro tempo do Xavier Báez, fez o goleiro Miguel Pinto errar, uma anormalidade, e um verdadeiro frango abrir o placar: 1x0 Chivas.

No segundo tempo, o Miguel Pinto estava se recuperando depois do frango fazendo defesas importantes. Mas a pá de cal estava por vir. Aos nove, o zagueiro Magallón aproveitou cruzamento na área e cabeceou para ótima defesa de Miguel Pinto. No rebote, o goleiro nada pôde fazer, e o defensor chutou forte para estufar as redes. Bateu meia noite para acabar com o sonho da cinderela La U de ganhar a Libertadores.

Enquanto o Chivas comemora a classificação para a final, La U chora a oprtunidade perdida...

Universidade do Chile 0 x 2 Chivas Guadalajara

Gols:Xavier Báez(C), aos 22 minutos do primeiro tempo. Magallón(C), aos nove minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos:Omar Bravo, Juan Manuel Olivera e Edgar Mejía.
Estádio: Nacional, em Santiago, Chile. Data: 03/08/2010. Horário: 22h15m (de Brasília). Árbitro: Sergio Pezzotta (Argentina). Assistentes: Roberto Reta (Argentina) e Gustavo Esquivel (Argentina).

Benvindo ao @Liwnerb: Um pouco sobre William Brendaw


Por @liwnerb (William Brendaw)
Esse blog foi criado procurando escrever um pouco sobre mim, William Brendaw - ou pseudo/suposto @liwnerb no twitter, para exercitar a minha escrita e falar um pouco sobre tudo. Eu tenho opinião sobre tudo, mas nunca pude escrever por não ter aonde. Mentira, eu tinha um blog, o Blog do William Brendaw, onde escrevia sobre política, educação e futebol, mas não consegui mante-lo e preferi começar um novo.

Um lugar para falar, ou melhor: escrever, sobre futebol, esportes, educação, política, mundo e, como fala o Professor Sosa no seu blog, o que vier pela frente...

Cotas raciais: a solução para a igualdade social?!

28 de julho de 2010 ás 05:34
Por @liwnerb (William Brendaw)
União - Aperto de mãos
União. É disso que nós precisamos...

Quando se fala em cotas, sempre vem a cabeça a ideia de integração social. Sabemos, ou pelo menos é o que dizem, que as cotas funcionam como uma forma de integração dos negros, há tempos excluídos, na sociedade.

Esse debate é formado por ativistas dos movimento Afro-brasileiro/similares e dos conservadores idealistas/pseudo-pensadores. Todos possuem ideias bem distintas e possuem-os em alguns pontos, ao meu modo de ver,  com bastante verdade.

Não é denfendido por aqueles que se sentem ameaçados por perderem uma "vaga garantida" nas Universidades Federais, lugar onde é para propiciar a educação a aqueles que não possui oportunidades, ou não seria de graça. É da/para a população. Mas não podem ser levianamente usada por aqueles que possuem possibilidades de poder pagar.

Dizem que perdem espaço e perdem uma eduação de qualidade, por terem vivido uma vida inteira nas escolas particulares com um nível mais elevado. Mas por que o MEC — Ministério da EduCação — credenciaria faculdades particulares? Só para registrar? A seu bel-prazer? Não me faça responder*... Se perdem espaço, e então os estudantes da classe baixa, na maioria negros, que sempre viveram com uma educação pública precária? Eles, da pública, deveriam correr na frente. Deveriam... mas não é o que acontece.

Confesso que barrar os jovens, de classe média, que tem condições de pagar Faculdade em entrar nas Universidades Federais é algo interessante; algo que eu particularmente defendo, mas colocar pessoas pela sua cor soa como uma prerrogativa racista de incluir pessoas somente pelo fator étnico.

Vendo que a inclusão se faz para aqueles que sempre foram postos pelos brancos á margem da sociedade, vejo que é uma iniciativa válida. Veja, as pessoas que não possuem muitas oportunidades na vida, como as pessoas com dificuldades sociais, dão muito mais valor as oportunidades, do que aqueles que o conseguem tranquilamente, por terem condições. Exemplo: uma criança que têm muitos brinquedos os descarta mais facilmente do que uma pobre que dá valor até ao alimento que é pouco e essencial.

O que eu estou tentando dizer é que esse não é o ideal, mas ao menos é o que melhor, por hora, pode ser feito. É nescessario, sim, a reestruturação da educação como um todo no Brasil. Mas tambem é de suma importância consciêntisar as pessoas de que todos são iguais, que vivemos em único mundo e pertencemos a mesma espécie. Só assim não precisaremos fazer cotas para incluirmos um grupo social na sociedade...

*a não ser nos comentários, é claro.

Uma visão sobre as cotas raciais

26 de julho de 2010 ás 19:16
Por
No Brasil sempre se vendeu a falácia da Democracia Racial. Enquanto isso, colocamos a grande diferença social e racial embaixo do tapete.Os negros sempre foram cidadãos de segunda classe e às vezes nem isso. Quando escravos eram vistos como mercadorias do senhor. Muitas servindo inclusive como objetos sexuais. Por isso, tantos mestiços, que muitas vezes eram vendidos juntos com suas mães.Quando a elite brasileira compreendeu que tanto a monarquia como a escravidão não tinha mais futuro tratou de assumir em discurso a defesa da república e abolição. O que levou a Princesa Isabel a assinar a Lei Áurea. Toda a luta pela abolição de negros e brancos foi esquecida e a libertação dos escravos foi visto como um presente da elite branca.O fim da escravidão não garantiu aos negros a cidadania, eles foram "expulsos" das terras onde eram escravizados e ficaram sem ter residência e trabalho. Formaram as periferias das cidades vivendo de subempregos. Sem ter moradia decente, sem trabalho e sem futuro essa foi a condição dos negros.A linha da probreza é hereditária, se reproduz nas gerações futuras. Os filhos desses, que deixaram de ser escravos, não tiveram condições de ter estudo, pois muito cedo foram trabalhar, e isso se repetiu sucessivamente no Brasil.Portanto, a lei de cotas raciais repara essa ferida social e garante aos negros um espaço que socialmente nunca tiveram.No discurso daqueles que são contrários a lei, vejo uma maldade ou uma imperdoável ingenuidade. Falar que é preciso cotas sociais para pobres, em vez de cotas raciais, é uma falácia. Sim, devemos garantir cotas para oriundos de escolas públicas. Mas, uma coisa não pode suprir a outra. Pois é bom lembrar que os pobres sempre foram tratados à margem, mas os brancos nunca foram escravizados.Outro ponto do discurso dos opositores a lei é dizer que é necessário melhorar o ensino básico no país. Deixar a desigualdade racial no país para ser resolvido só no ensino fundamental e médio. É quase como não fazer nada e dizer que tudo se resolverá um dia, aos poucos. Já estamos com duzentos anos de espera por dias mais igualitários.Outro arguemto este mais revelador do preconceito é de que "os negros vão atrapalhar a universidade, baixar seu nível", conheço esse argumento. Mas os cotistas já mostraram que sua média de notas é maior, e menor a média de faltas do que as de quem nunca precisou das cotas. Curiosamente, negros ricos e não cotistas faltam mais às aulas do que negros pobres que precisaram das cotas.Precisamos confirmar as cotas para negros e para os oriundos da escola pública. Penso que podemos considerar não apenas os deficientes físicos, mas também os econômicos, e dar a eles uma oportunidade de igualdade, uma contrapartida para caminharem com seus co-irmãos de raça (humana) e seus concidadãos, de um país que se quer ser plural e democrático.

Bem vindo ao Ideias Debate!

25 de julho de 2010 ás 23:10
Por @liwnerb (William Brendaw)
Eu, William Brendaw - Pseudo @liwnerb, estarei aqui junto com o Sor Julio, vulgo @profsosa13, para escrever ideias e conjecturas sobre tudo: política, mundo, esportes, internet e o que vir pela frente! Tudo sempre com um debate democrático para todos exporem suas ideias.

Aqui será o lugar onde as ideias entram em debate!

Vamos debater


Por
Um blog criado para trocar ideias e fazer um bom debate...Tenho certeza que coisas boas vão sair daqui.